Tricofort

Tricofor

Dicas

Voltar as Dicas
06/03/2015

OLEOSIDADE CAPILAR???

Oleosidade Capilar??

Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.

O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas.

O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a chance de perda de cabelo.

A oleosidade dos cabelos pode vir acompanhada de seborréia ou caspa (dermatite seborréica) é uma das doenças mais comuns relacionadas a oleosidade excessiva dos cabelos, acomete cerca de 2 a 5% da população, sendo mais freqüente no sexo masculino.

Pode ser mais intensa nos recém-nascidos e a partir da adolescência. Já nos adolescentes, devido ao estímulo hormonal, as glândulas sebáceas estão em maior atividade, por isso, os adolescentes estão mais propícios ao problema.

A caspa acontece devido a um excesso de oleosidade produzida por um aumento da secreção das glândulas sebáceas que existem na pele. Ela tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e piora. O inverno está entre os períodos mais desfavoráveis, pois, com o frio e o clima seco a pele fica mais irritada e inflamada.

O estresse e o cansaço ligados ao ritmo de vida acelerado também podem ser os fatores iniciais para que a caspa apareça ou piore.

Já a coceira do couro cabeludo é variável. Com o frio ou com o estresse, pode piorar. “Por se tratar de uma doença crônica, é importante o uso de medicamentos, como xampus apropriados. Lembre-se, que o excesso de oleosidade cria um ambiente favorável ao desenvolvimento da caspa”.

Causas da Oleosidade
A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema.

A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.

Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e estresse pioram o problema. Existem soluções simples para fazer em casa:

Tratamento

Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar a fim de que o médico possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.
No mundo da cosmética já existem xampus e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Xampus anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar medicamentos via oral.


Dicas para manter um cabelo oleoso saudável:

 

  • Evite usar condicionadores próximos à raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1). São um “veneno” para seus cabelos.
  • Condicionador, só nas pontas
  • Evite lavar a cabeça com água quente, uma dica importante, se o espelho embaçar significa que a água esta quente demais.
  • Lave o cabelo todos os dias em água morna ou fria e com xampus à base de substâncias desengordurantes (hamamélis, jaborandi e castanha-da-índia).
  • Mantenha o secador distante dos cabelos e principalmente do couro cabeludo e na temperatura morna ou fria.
  • Evite bebida alcoólica.
  • A hidratação pode ser feita uma vez ao mês.
  • Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
  • Cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
  • Não passe as mãos e evite escovar muito o cabelo, para não estimular a produção de sebo.
  • Use xampus adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
  • Se além da oleosidade tem caspa e coceira, pode ser a dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Você que tem excesso de oleosidade no couro cabeludo use TRICOFORT.
 

O Tonico Capilar TRICOFORT possui em sua rica fórmula componentes que regulam a oleosidade do couro cabeludo, desobstruindo os poros e tornando-os mais limpos e saudáveis.
 

 

Preencha o campo abaixo e receba nossas novidades no seu e-mail:

SAC (41) 3675-6959


AS IMAGENS EXIBIDAS SÃO MERAMENTE ILUSTRATIVAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.